XOGUM: A GLORIOSA SAGA DO JAPÃO - UMA SÉRIE MEDÍOCRE
Xogum, a série que deu o que falar. Muita badalação e rebuliço nessa internet de meu Deus.
A trama se passa no Japão feudal de 1600, onde, com muita fofoca e intriga, um senhor da guerra tenta salvar o próprio pescoço contra um conselho de regentes que, COM MUITA FOFOCA, almeja obter o poder sobre a terra do Sol Nascente. E a chegada de um misterioso piloto inglês, pode ajudar esse lorde da guerra no embate diante dos seus inimigos.
Eu assisti os episódios que eram disponibilizados semanalmente, pelos canais de streaming Disney+ e Star+. E agora chegou a hora de dar meus pitacos pertinentes.
Bom, como o próprio título da postagem já esclarece, NO MEU PONTO de vista, a série é bem, mas beeeeem mais ou menos.
Agora vamos aos motivos.
Primeiramente vou falar sobre os pontos positivos. E que não são poucos!
A ambientação, o figurino, a fotografia... São realmente de cair o queixo. Apesar de diálogos maçantes, alguns trazem até questionamentos legais e bem válidos. A atuação da maior parte do elenco também merece destaque.
Mas de resto...
Xogum - A Gloriosa Saga do Japão (título que a série recebeu MUITO PREPOTENTEMENTE no Brasil), não tem nada de glória. Essa "seriesinha", tem 10 episódios, com cerca de 1 hora de duração cada. E digo à plenos pulmões, que se tivesse metade disso ninguém ia nem perceber.
Episódios longos, falação infinita... Trama que não anda. Personagens que somem e reaparecem sem explicação nenhuma. E olha que nem estou me aprofundando tanto nos diversos problemas.
Bem ao pé da letra, 90% do tempo de Xogum, é simplesmente gasto com fofocas, intrigas, E SÓ! E faz fofoca, e faz intriga, e faz reverência, e volta pra fofoca... Parece que fizeram de propósito enrolar tanto para ganhar mais tempo de tela.
Lutas entre samurais e guerras campais? Não tem uma sequer! Nadica... No máximo uns lampejos e olhe lá.
Sim, eu sei que a trama é baseado no livro de James Clavell de 1975. Mas o próprio livro é baseado em fatos reais que aconteceram no Japão do século XVII.
A série até começa empolgante, mas vai caindo, caindo, caindo... Até que você nem liga mais para o que está acontecendo.
O que ao meu ver faltou, foi a trama ser mais direta. Sem tantas indas e vindas sem sentido ou enrolações desnecessárias.
E ainda tem gente que está "clamando" por uma segunda temporada. Eu acho que haverá sim uma segunda "season", mas se for para ser igual ou semelhante a primeira, melhor deixar esse povo sem ficar 1h inteira fazendo fofoca na tela.
Nota: 7,0