A HISTÓRIA DE YASUKE: UM SAMURAI NEGRO NO JAPÃO
Yasuke chegou ao Japão em 1579, acompanhando uma comitiva jesuíta. Ele estava à serviço do missionário Alessandro Valignano.
Ele seria provavelmente de Angola ou Moçambique, na época, colônias portuguesas. Seu nome é um mistério, mas acredita - se que venha de Isaque, um nome cristão que recebera.
Quando chegou, Yasuke causou o maior alvoroço na população japonesa, pois eles nunca haviam visto um homem negro. Entre um dos que estavam maravilhados com o homem, estava Oda Nobunaga, que era um poderoso daimio, e que havia unificado uma grande parte do Japão.
Curiosamente Nobunaga mandou lavarem Yasuke, para ter certeza de que não era alguém pintado de negro.
Nobunaga logo o fez seu guarda costas pessoal. E conta - se que Yasuke, tinha a força de 10 homens e era muito mais alto que os japoneses daquela época, medindo 1,88cm. Inclusive aprendeu rapidamente a falar japonês, passando boa parte do tempo conversando com seu mestre.
Acontece que em 1582, Nobunaga foi traído por um de seus generais, chamado Akechi Mitsuhide. Sendo obrigado a cometer o seppuku, ritual de suicídio.
Yasuke lutou o restante do dia ao lado do filho de Nobunaga, Oda Nobutada, mas o filho teve o mesmo destino do pai.
O Samurai Negro, então capturado, entregou sua espada aos homens de Akechi. E sendo esnobado pelo general, que o chamou de "fera que não sabia de nada", foi levado até os jesuítas. É provável que Akechi temia a influência dos jesuítas.
Após isso nada mais se soube sobre Yasuke. O que mais é aceito, é que ele continuou à serviço dos jesuítas, nas colônias asiáticas.
ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS:
INSTAGRAM: O CAVALEIRO TEMPLÁRIO
CANAL NO YOUTUBE: O CAVALEIRO TEMPLÁRIO