SE NÃO TIVESSEM SIDO TRAÍDOS, LEÔNIDAS E SEUS 300 TERIAM VENCIDO OS PERSAS?
A história vive sempre de "e se?", e com os espartanos e a Batalha das Termopilas não é diferente.
O Rei Leônidas e sua guarda pessoal de 300 guerreiros, com mais alguns contingentes gregos, combateram bravamente o gigantesco exército do tirano Rei Xerxes. Porém sucumbiram após a traição de um pastor de cabras.
As Termopilas, local onde se deu a batalha, era um estreito desfiladeiro, onde por maior que fossem as forças persas, elas teriam de se espremer para chegar até Esparta. Leônidas se valeu desse local estratégico, e por dias infligiu grandes perdas ao inimigo, mesmo em menor número.
Mas após o traidor Efialtes ter mostrado aos persas uma rota para a retaguarda espartana, tudo estava perdido.
E se os persas não tivessem tido essa informação privilegiada, teria Leônidas vencido a guerra?
De acordo com alguns historiadores, apenas com seus 300 provavelmente não. Xerxes teria encontrado outro meio de chegar até a cidade de Esparta. Mesmo que isso levasse muito mais tempo que pelas Termopilas.
Já outros pesquisadores defendem que, se o rei grego tivesse recebido o apoio militar de Esparta (quando os persas chegaram, os espartanos estavam numa época em que era proibido guerrear), e de outras cidades gregas, aí a história poderia ter dado a vitória à Leônidas e seus guerreiros.
Lembrando que após terem sido derrotados nas Termopilas, o mundo grego acabou se unindo para expulsar os invasores persas.
ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS:
INSTAGRAM: O CAVALEIRO TEMPLÁRIO
CANAL NO YOUTUBE: O CAVALEIRO TEMPLÁRIO