ORDEM DE AVIS: ORDEM MILITAR MEDIEVAL PORTUGUESA

A origem da Ordem dos cavaleiros de São Bento de Avis remonta à Reconquista cristã, em meados do século XII. Sediada em Évora, inicialmente com o nome de Freires de Évora, após esta cidade ter sido conquistada aos Mouros. Com dependência da Ordem espanhola de Calatrava, chegou a ter o nome de Milícia de Évora da Ordem de Calatrava, da qual se desligou e tomou definitivamente o nome de Ordem de Avis quando em 1211 D. Afonso II doou aos freires o lugar de Avis, com a condição de o povoarem e nele erguerem um castelo.

Foi seu primeiro mestre foi Fernão de Anes (1196-1219), a quem se deve a edificação da vila e do castelo e último, Fernão Rodrigues de Sequeira, que morreu em 1433 e repousa no interior da igreja conventual.
A grande personalidade da Ordem seria D. João, Mestre de Avis, filho bastardo de D. Pedro I, elevado ao trono de Portugal por vontade do seu povo após o interregno de 1383-1385. O nome da Ordem ficaria assim ligado à Dinastia de Avis, a mais notável das dinastias portuguesas, a quem se deve toda a estratégia que levou Portugal a optar por uma vocação de expansão atlântica que culminaria nos Grandes Descobrimentos. A partir de D. João I cessou o governo dos mestres eleitos pelos capítulos da Ordem e esta passou a ter governadores e administradores escolhidos pela Coroa, o primeiro dos quais foi um dos filhos do próprio rei, D. Fernando, o Santo, que morreu martirizado em Ceuta. Os freires usavam um manto branco com cordões até aos pés, e uma cruz verde rematada com flores de lis, insígnia da Ordem.

Apesar de tudo,  para alguns historiadores é  creditada  a criação da Ordem de Avis, pelo primeiro Rei português, Dom Afonso Henriques .

Gostou do Blog? Faça sua doação:
Chave PIX: 
3b389ee1-296b-4bf1-9dfb-236a6e9cd074

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS: 

INSTAGRAM: O CAVALEIRO TEMPLÁRIO

CANAL NO YOUTUBE: O CAVALEIRO TEMPLÁRIO



MAIS LIDAS

FALECE MENINA DE 10 ANOS APÓS RECEBER PRIMEIRA COMUNHÃO NO HOSPITAL

NOMES ENGRAÇADOS DE IGREJAS

QUANTO PESAVA UMA ESPADA MEDIEVAL?

A VERDADE POR TRÁS DO LEMA DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS

O REAL SIGNIFICADO DO NOME DA PENÍNSULA DE YUCATAN NO MÉXICO

SUBMETIDO À SANTA CRUZ

REVIEW: TAVERNA DO DRAGÃO, HAMBÚRGUERIA EM CURITIBA NOS FAZ VOLTAR À IDADE MÉDIA

QUAL SERIA O VALOR DO TESOURO DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS CORRIGIDOS PARA OS DIAS ATUAIS?

CRUZ PÁTEA: O SÍMBOLO MÁXIMO DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS

O ALFABETO SECRETO DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS